Conecte-se conosco

Você sabia que Mossoró já foi a capital do Rio Grande do Norte?

Rio Grande do Norte

Você sabia que Mossoró já foi a capital do Rio Grande do Norte?

Você sabia que Mossoró já foi a capital do Rio Grande do Norte?

Foto em destaque: Canindé Soares/G1

Mossoró, além de ser quente, é a maior cidade do Rio Grande do Norte em extensão e a segunda maior em população, são 295 mil habitantes distribuídos pelos seus 2.100 quilômetros quadrados. A cidade é conhecida nacionalmente por ser pioneira no abolicionismo, sendo a segunda do Brasil e primeira do Rio Grande do Norte a declarar liberdade aos escravos.

Veja também: Você conhece a história dos escravos negros no Rio Grande do Norte? Fizemos um resumão

Em 2011, a cidade foi sede do Governo do Estado e do Poder Legislativo entre os dias 28 e 30 de setembro, em celebração ao 128º aniversário da abolição da escravidão.

Para além da questão simbólica, a mudança também foi importante, pois aproximou o Executivo e o Legislativo estadual de importantes lideranças da região Oeste potiguar.

Vale lembrar que a Governadora no ano de 2011 era Rosalba Ciarlini, que tem uma forte ligação com a cidade de Mossoró. Mesmo tendo feito um péssimo mandato no Governo, foi eleita a governante de Mossoró em 2016.

Imagem: Facebook

Segue a publicação da mudança de sede do legislativo estadual na época:

“O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos arts. 1º, § 2º e 71, X, do Regimento Interno.

FAÇO SABER que o PODER LEGISLATIVO decreta e EU PROMULGO a seguinte Resolução:

Art. 1º. Fica transferida a sede do Poder Legislativo do Estado do Rio Grande do Norte, no dia 29 de setembro do ano em curso, para a cidade de Mossoró, na hora regimental, para realização de Sessão Solene de instalação juntamente com a Sessão Ordinária, em decorrência do Programa de Interiorização da Assembléia Legislativa.

Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Palácio “JOSÉ AUGUSTO”, em Natal, 22 de setembro de 2011.

Deputado RICARDO MOTTA
Presidente”

CAPITAL DO SEMIÁRIDO

No dia 21 de dezembro de 2017, o presidente Michel Temer sancionou a Lei nº 13.568, que confere o título de capital do semiárido para a cidade de Mossoró.

A proposta foi da então deputada federal Sandra Rosado. A lei reconhece a importância econômica, social e cultural de Mossoró para o semiárido e para o País.

Publicada no dia 22 de dezembro no Diário Oficial, a lei gera dúvidas sobre qual sua implicação, mas pelo que consta, é apenas um título cultural e não oferece mudanças significativas para a cidade.

Mossoró é uma das cidades com maior potencial econômico do Rio Grande do Norte, é um paraíso para investidores no país e se destaca como maior produtor de petróleo em terra do Brasil.

Deixe um comentário
Mateus Ângelo

Idealizador do TodoNatalense. Sou Designer Gráfico e Social Media desde 2013. Atualmente trabalho como diretor de comunicação no município de Ceará-Mirim.

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Rio Grande do Norte

Topo