Você já conhece o Projeto Padrinhos? Seja um e ajude uma criança » Todo Natalense
Conecte-se conosco

Você já conhece o Projeto Padrinhos? Seja um e ajude uma criança

Natal

Você já conhece o Projeto Padrinhos? Seja um e ajude uma criança

Você já conhece o Projeto Padrinhos? Seja um e ajude uma criança

O Projeto Padrinhos é uma política de atendimento direcionada às crianças e adolescentes que hoje vivem em instituições de acolhimento (abrigos).

Consiste em proporcionar a estes infantes a oportunidade de experimentar a convivência familiar e comunitária, ampliando seus vínculos de relacionamentos para além da instituição, por meio da participação da sociedade civil, através do envolvimento de pessoas com perfil altruísta.

O objetivo do Projeto Padrinhos é garantir às crianças e aos adolescentes acolhidos os seus direitos fundamentais, tais como: educação, saúde, lazer e esporte, de forma a beneficiá-los com memórias e referências afetivas, despertando o sentimento de pertencimento, promovendo a construção da autonomia, e o desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro.

É possível o apadrinhamento em três modalidades distintas: afetivo, profissional e provedor.

O Padrinho Afetivo possibilitará ao infante a convivência comunitária e familiar, revelando-se como uma figura de referência afetiva, que proporciona experiências gratificantes. Ex.: Proporcionar um almoço em família, ida ao parque ou cinema.

O Padrinho Profissional poderá ser pessoa física ou jurídica, que, conforme sua especialidade profissional, atenderá as necessidades das crianças e adolescentes, por meio de ações de responsabilidade social, junto às instituições de acolhimento. Ex.: Um professor poderá dar aulas de reforço em disciplina de sua especialidade.

O Padrinho Provedor poderá ser pessoa física ou jurídica, que oferecerá suporte material ou financeiro, para suprir alguma demanda específica do infante, ou de acordo com suas possibilidades. Ex.: Doação de material escolar, prover curso de idiomas, práticas esportivas ou assistência médica.

Nas modalidades de apadrinhamento profissional e provedor poderão ser apadrinhadas qualquer criança ou adolescente que esteja institucionalizado, mediante autorização judicial.

Já na modalidade de apadrinhamento afetivo, poderão ser apadrinhadas as crianças acima de 8 anos de idade, e adolescentes institucionalizados, que sejam órfãos ou tenham sido destituídos do poder familiar, desde que estejam autorizados judicialmente ao apadrinhamento.

Poderão ainda ser apadrinhadas na modalidade afetiva, as crianças menores de 8 anos de idade, que apresentam condições de saúde especiais que tornam remotas suas chances de adoção por família substituta – desde que, estejam com o poder familiar suspenso, ou destituído, e devidamente autorizadas judicialmente.

  Para mais informações sobre o Projeto Padrinhos, preencha o formulário virtual destinado ao cadastro de pretendentes ao apadrinhamento, disponibilizado no endereço eletrônico  http://euexisto.tjrn.jus.br/pt/apadrinhamento

ASSISTA O VÍDEO:

Deixe um comentário
Mateus Ângelo

Idealizador do TodoNatalense. Sou Designer Gráfico e Social Media desde 2013. Atualmente trabalho como diretor de comunicação no município de Ceará-Mirim.

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Natal

Popular

Publicidade
Topo