RN Down: resposta de menina deixa Styvenson sem graça e Papinha racha de rir; veja vídeo » Todo Natalense
Conecte-se conosco

RN Down: resposta de menina deixa Styvenson sem graça e Papinha racha de rir; veja vídeo

Natal

RN Down: resposta de menina deixa Styvenson sem graça e Papinha racha de rir; veja vídeo

RN Down: resposta de menina deixa Styvenson sem graça e Papinha racha de rir; veja vídeo

Um projeto que leva inclusão social para pessoas com Síndrome de Down. Esse é o objetivo do RN Down, idealizado pelo autônomo Fagner Peixe (36 anos) e desenvolvido desde 2010. Essa semana projeto recebeu duas visitas ilustres, a do capitão Styvenson, senador eleito pelo RN, e a de Cyro Robson, o Papinha, apresentador do Patrulha da Cidade, na TV Ponta Negra. Eles foram ao bairro das Rocas conhecer a menina (33 anos) Rita de Cássia, que tem Síndrome de Down e escreveu uma carta em que expressava o desejo de conhecer o Papinha.

O convite foi feito por Styvenson, que ligou pra Papinha e explicou sobre a história da menina. Ao chegar lá o capitão iniciou a gravação de um vídeo para as suas redes sociais e foi aí que veio a pérola.

– Você escreveu uma cartinha dizendo que queria conhecer quem? – pergunta Styvenson.

– Papinha – responde Rita de Cássia.                                                              

– E de brinde veio o capitão Styvenson também, foi?

– Não! – responde a menina.

Gargalhadas…

CONHEÇA O RN DOWN

Segundo Fagner Peixe, o projeto RN Down surgiu a partir do momento em que uma instituição negou atendimento ao irmão dele, João Emanuel, hoje com 17 anos e que também tem Síndrome de Down. A instituição alegou que não havia mais vagas e que ele teria que esperar. “Eu tive ali meus cinco minutos de revolta, mas depois pensei em transformar essa revolta em algum tipo ação para tornar visível a questão da Síndrome de Down no Estado como um todo”, relata Fagner.

Foi então que ele começou, primeiro captando recursos para instituições que cuidam de pessoas com Síndrome de Down até o projeto ir se moldando ao longo dos anos e ter o formato atual, que consiste em levar inclusão social para essas pessoas, através da adoção de cartinhas e entrega de presentes, algo semelhante ao que faz a campanha Papai Noel dos Correios.

“Nós não temos uma sede própria e fazemos ações esporádicas durante o ano, como o Dia da Síndrome de Down, que é 21 de março; Dia das Crianças, e temos as ações no período do Natal. Na verdade nós não dispomos de recursos para realizar ações o ano todo e intensificamos as ações nesse período, porque é um período que a sociedade aflora mais esse sentimento natalino e fica mais fácil a gente atingir nossos objetivos”, explica.

RECORDE

Esse ano o projeto bateu recorde. Foram 250 cartinhas atendidas em todo o Estado. “A gente consegue levar inclusão social para todo o Rio Grande do Norte hoje”, afirma Fagner. Para isso ele conta com a ajuda de clubes de motociclistas, que adotam as cartas, compram os presentes e levam-nos até os seus destinos.

Mas qualquer pessoa pode ajudar e adotar uma cartinha. Até ontem (19) ainda restavam cinco delas. Quem quiser contribuir pode entrar e contato com Fagner através de suas redes sociais no @fagnerpeixe e fazer a sua parte. As pessoas com Síndrome de Down agradecem e a humanidade sorri para atitudes como essa.

Deixe um comentário
Diego Campelo

Sou jornalista com passagens por jornais impressos e online da capital potiguar e assessorias de comunicação de empresas públicas. Atualmente trabalho como assessor de imprensa. Instagram: @campelodiego1

3 Comentários

3 Comments

  1. Avatar

    Manuela Silva

    22 de dezembro de 2018 at 02:20

    Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.

    Muito obrigado
    Manuela Silva

  2. Avatar

    Pedro Miguel

    4 de janeiro de 2019 at 01:20

    Olá,
    Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Gostei muito do seu Post.
    Obrigado
    Pedro Miguel

  3. Avatar

    CURSO IMPORTAÇÃO

    4 de janeiro de 2019 at 12:47

    Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Natal

Popular

Publicidade
Topo