ORGULHO PARA O RN: Aluno da UFRN vence Campeonato Mundial de Debate em Língua Portuguesa » Todo Natalense
Conecte-se conosco

ORGULHO PARA O RN: Aluno da UFRN vence Campeonato Mundial de Debate em Língua Portuguesa

Educação

ORGULHO PARA O RN: Aluno da UFRN vence Campeonato Mundial de Debate em Língua Portuguesa

ORGULHO PARA O RN: Aluno da UFRN vence Campeonato Mundial de Debate em Língua Portuguesa

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi destaque no Campeonato Mundial de Debate em Língua Portuguesa, realizado no último mês de abril em Lisboa, onde o estudante de Engenharia da UFRN, Gabriel Gomes, venceu a modalidade para iniciantes em dupla com a aluna da Universidade de São Paulo (USP), Alice Bertoni. O campeonato também contou com a participação do estudante de Direito da UFRN, Giovanni Begossi, que atuou como juiz presidente da grande final.

A conquista do primeiro título internacional do Brasil nessa modalidade é resultado do projeto de extensão União de Debates Competitivos (UDC-RN), criado no curso de Direito da UFRN há pouco mais de um ano, que agrega estudantes de todas as áreas interessados em desenvolver as capacidades de argumentação, retórica, argumentação lógica, falar em público, entre outras. De acordo com o aluno de Direito e diretor do projeto, Lucas Fagundes, o debate competitivo é um esporte intelectual em que os debatedores defendem ou atacam moções sobre temas diversos.

Os participantes são desafiados a pensar os argumentos 15 minutos antes do debate, quando há o sorteio dos temas e se o posicionamento será contrário ou favorável para defesa. O modelo chamado de British Parliamentary é realizado pela UDC-RN todas as quartas-feiras, às 16h, no prédio do Nepsa II. “Na última quarta de todo mês, os debates-treinos são em inglês para incentivar a internacionalização da modalidade ainda em fase inicial no Brasil, enquanto em outros países está bem consolidada”, explica Lucas Fagundes.

Os interessados são convidados a comparecer às reuniões, sem necessidade de inscrição, conhecimento prévio, ou obrigatoriedade em participar dos debates. Outras informações podem ser obtidas no Facebook @UDCRN ou no Instagram @uniaodebatesrn.

Deixe um comentário
Mateus Ângelo

Idealizador do TodoNatalense. Sou Designer Gráfico e Social Media desde 2013. Atualmente trabalho como diretor de comunicação no município de Ceará-Mirim.

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Topo