Natal recebe 5 mil jovens para Jogos Escolares; atletas olímpicos estarão no evento » Todo Natalense
Conecte-se conosco

Natal recebe 5 mil jovens para Jogos Escolares; atletas olímpicos estarão no evento

Esporte

Natal recebe 5 mil jovens para Jogos Escolares; atletas olímpicos estarão no evento

Natal recebe 5 mil jovens para Jogos Escolares; atletas olímpicos estarão no evento

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2018 será realizada na segunda-feira, dia 12. Remodelada, esta será a maior edição do evento desde sua criação, em 2005, com a participação de 2.136 escolas públicas e privadas de todo o Brasil, mais uma delegação do Japão, sede dos próximos Jogos Olímpicos. Os jovens, de duas faixas-etárias (12 a 14 e 15 a 17 anos), que começam a desembarcar na cidade na segunda-feira, competirão em 14 modalidades. Além disso, também participarão de diversas atividades culturais e educativas que fazem parte do evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

“Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo dos Jogos Escolares é contribuir para a inserção social e o fortalecimento da cidadania dos jovens através do esporte, criando oportunidades para que todos conheçam novas cidades, pessoas e culturas. Em Natal, mais uma vez os jovens terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos”, disse André Mattos, coordenador dos Jogos Escolares.

O Programa Cultural e Educativo, realizado em parceria com a UFRN e Secretaria Estadual de Cultura, terá apresentação de grupos de dança, capoeira, folclore local e hip hop, entre outras atrações. O evento trabalhará também o conceito de ‘mindfulness’ (atenção plena ao que estamos fazendo no momento), com exercícios e dicas práticas para o desenvolvimento dessa habilidade nos jovens participantes. No Centro de Convivência, serão realizadas oficinas do pensamento, com jogos, enigmas e brincadeiras.

Veja também: Ta procurando estágio? Cosern está oferecendo mais de 50 vagas

Os jogos contarão com a presença de grandes nomes do esporte nacional: Fabi (vôlei), Tiago Camilo (judô), Daniele Hypolito (ginástica artística), Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Joanna Maranhão (natação) e Magnólia Figueiredo (atletismo) serão os Embaixadores da maior competição estudantil do país, que ocorre entre os dias 12 e 25 de novembro, em Natal (RN). Além deles, os jovens de 12 a 17 anos poderão interagir com a judoca Duda Vaz, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude (categoria até 78 kg), e os influenciadores digitais Carol Mendonça e Rodrigo Sacramento. O objetivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com essa ação é inspirá-los e permitir a troca de experiências com seus ídolos.

Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB

“Os protagonistas dos Jogos Escolares da Juventude são os estudantes. Mas um elenco de nomes do esporte, escolhido pelo COB para cada edição, marca presença e divide as atenções. Atletas do esporte nacional, incluindo campeões olímpicos, mundiais e pan-americanos atuam como Embaixadores dos Jogos e interagem com os participantes da competição, com a missão de compartilhar suas experiências e disseminar o espírito olímpico”, disse André Mattos, coordenador geral dos Jogos Escolares. “Esse ano ainda temos a novidade dos influenciadores digitais como Embaixadores”, disse André.

Ao longo dos 14 dias de competição, os atletas participarão de uma série de atividades, como palestras, ações sociais e cerimônias de premiação. A primeira participação dos Embaixadores será na abertura do evento. Daniele Hypolito, Joanna Maranhão, Duda Vaz, Magnólia Figueiredo e Rodrigo Sacramento participam da cerimônia, marcada para esta segunda-feira, dia 12, às 19h (de Brasília), no ginásio do Colégio Henrique Castriciano, em Natal.

Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Já nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, 75 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares. Da delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, no mês passado, 33 atletas entre 59 possíveis em 11 modalidades são oriundos da maior competição escolar do país.

 

Deixe um comentário
Continuar Lendo
Publicidade
Você também deve gostar...
Mateus Ângelo

Idealizador do TodoNatalense. Sou Designer Gráfico e Social Media desde 2013. Atualmente trabalho como diretor de comunicação no município de Ceará-Mirim.

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Esporte

Popular

Publicidade
Topo