Conecte-se conosco

Iniciadas aulas das turmas de alfabetização no campo

Educação

Iniciadas aulas das turmas de alfabetização no campo

Iniciadas aulas das turmas de alfabetização no campo

No início desta semana, trabalhadores rurais em 28 cidades do RN iniciaram seus estudos nas turmas de alfabetização do campo. Realizado pelo Governo do RN, com recursos do projeto Governo Cidadão, o Projeto de Alfabetização com Qualificação Social e Profissional irá alfabetizar 2.500 pessoas, alinhando ensino com o a aprendizado profissionalizante.

No total, 100 turmas foram formadas e contam com um alfabetizador e um técnico agrário responsáveis pelas atividades educacionais. “Há muito tempo a população do campo esperava por uma formação nesse nível. Agora, trabalhadores e trabalhadoras das zonas rurais terão diversas possibilidades de aprendizado e de trabalho. Afinal, serão trabalhadas quatro dimensões da aprendizagem: a alfabetização; a qualificação social; a qualificação profissional; e a educação de jovens e adultos”, explicou Getúlio Marques, secretário de Educação do RN.

Para o titular de Gestão de Projetos e Metas do RN, Fernando Mineiro, o projeto contribui para a melhoria da qualidade do ensino potiguar. “Esse projeto é destinado a jovens e adultos do campo e vai atender mais de 80 comunidades, visando à queda do índice de analfabetismo no RN e buscando o desenvolvimento rural sustentável”, destacou Fernando Mineiro.

Segundo estatísticas oficiais, o Rio Grande do Norte tem pouco mais de 400 mil analfabetos entre os 3,4 milhões de moradores (estimativa do IBGE em 2018). O projeto de alfabetização no campo é parte de um conjunto mais amplo de ações voltadas para a capacitação profissional, com vistas ao desenvolvimento sustentável.

“Esse trabalho foi pensado para atender as necessidades do campo de acordo com a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras, já que não vão apenas aprender a ler e escrever, mas receberão um acompanhamento técnico na área agrária, com trocas de experiências e de conhecimento, numa verdadeira qualificação profissional e social”, explicou Mayara Lorena, do Coletivo de Educação do MST-RN.

Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Canguaretama, Lagoa Salgada, Nísia Floresta, Vera Cruz, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, São José de Campestre, João Câmara, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Touros, Pedra Grande, Pureza, Caiçara do Norte, Ceará Mirim, Macau, Guamaré, Pedro Avelino, Cel. João Pessoa, Venha Ver, Carnaubáis, Mossoró,  Apodi e Campo Grande são as cidades onde as turmas estão sediadas.

Deixe um comentário
Mateus Ângelo

Idealizador do TodoNatalense. Sou Designer Gráfico e Social Media desde 2013. Atualmente trabalho como diretor de comunicação no município de Ceará-Mirim.

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Popular

Publicidade
Topo