Hospital Universitário Onofre Lopes comemora 110 anos » Todo Natalense
Conecte-se conosco

Hospital Universitário Onofre Lopes comemora 110 anos

Rio Grande do Norte

Hospital Universitário Onofre Lopes comemora 110 anos

Hospital Universitário Onofre Lopes comemora 110 anos

O Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN) completa 110 anos de criação nesta segunda-feira, 9. A cerimônia de abertura das comemorações foi realizada, na Escola de Música (EMUFRN), pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e a unidade hospitalar realiza uma semana de programação alusiva ao aniversário com atividades voltadas ao público.

Para o superintendente do HUOL, Stenio Gomes da Silveira, é preciso reverenciar, nesta data comemorativa, o médico Januário Cicco, visto que foi um dos criadores da unidade. Ao apresentar números de destaque do hospital, como a realização de 700 transplantes renais, a formação de mais de 800 alunos de graduação em saúde por ano, além da oferta de um total de 33 programas de residência com 235 residentes atualmente, o gestor considera que o HUOL vem contribuindo para o progresso do estado e do país, com a formação de profissionais qualificados, que atuam no combate à pobreza, no fortalecimento da cidadania e da democracia, bem como na compreensão do mundo.

O médico que foi o superintendente por mais tempo do HUOL, José Ricardo Lagreca de Sales Cabral, também participou da cerimônia e lembrou que o desenvolvimento do hospital foi fundado no altruísmo, o que lhe garantiu proteção para vida institucional. “O HUOL é fantástico, impressiona e acolhe a todos. A instituição pétrea não sucumbe a nenhum abalo, mesmo estando debruçada ao mar [o hospital está localizado próximo à Praia do Meio, localizada em Natal]”, resume.

O reitor da UFRN, Daniel Diniz, considerou que o HUOL honra o ensino, a pesquisa, a extensão e atenção à saúde do RN, orgulhado a UFRN pelo ente didático-pedagógico que se transformou. “110 anos se passaram e cada dia dessa história merece uma comemoração para cada profissional que dedicou sua vida, de forma abnegada, para garantir a oferta de um serviço de saúde pública e de qualidade”.

Participaram do evento a senadora Zenaide Maia, que afirmou a importância da unidade na formação de profissionais do RN, os quais atuam junto à população mais carente e vulnerável do estado, assim como o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia de Vasconcelos, e o secretário municipal de Saúde, George Antunes de Oliveira.

O evento contou ainda com a apresentação do vídeo em comemoração aos 110 anos do HUOL/UFRN, o descerramento de placa alusiva ao aniversário do hospital e a apresentação da Filarmônica da UFRN, quando o reitor Daniel Diniz se apresentou com o grupo musical.

HUOL

Inaugurado em 9 de setembro de 1909 pelo governador Alberto Maranhão, o então Hospital de Caridade Juvino Barreto se chamou também Miguel Couto e Hospital das Clínicas, quando foi integrado à UFRN, em 1960, até ser o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em 1984. A unidade hospitalar desenvolve ações de ensino, pesquisa, extensão e assistência, sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A programação do aniversário do HUOL incluirá desde visitas guiadas à edificação histórica até palestras e debates sobre riscos psicossociais no trabalho, judicialização da saúde, inovações em atenção à saúde, prevenção ao suicídio, entre outros temas. Confira a programação completa no site do HUOL.

Deixe um comentário
Mateus Ângelo

Idealizador do TodoNatalense. Sou Designer Gráfico e Social Media desde 2013. Atualmente trabalho como diretor de comunicação no município de Ceará-Mirim.

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Rio Grande do Norte

Topo