A trairagem do Zé Lezin que expulsou o Espanta da Rede Globo » Todo Natalense
Conecte-se conosco

A trairagem do Zé Lezin que expulsou o Espanta da Rede Globo

Curiosidade

A trairagem do Zé Lezin que expulsou o Espanta da Rede Globo

A trairagem do Zé Lezin que expulsou o Espanta da Rede Globo

Neste sábado, 24 de novembro, completam 12 anos que o Rio Grande do Norte vive sem o maior humorista da sua história. Para muitos (como eu), ele é o melhor humorista que surgiu no Brasil nos últimos anos. Estou falando de David Cunha, nome de batismo de Espanta. Quando ele subia no palco não tinha cidadão que contivesse o riso. Ele literalmente dominava a arte de alegrar as pessoas.

Quem aí nunca assistiu aquele DVD que ele gravou de forma meio que pirata, rodeado de gente e contando suas fantásticas piadas? Só ele sabia interpretar daquele jeito e será muito difícil existir outro Espanta. Ele era considerado por muitos humoristas como o melhor intérprete de piadas do Brasil.

Devido a todo o seu talento, em 1999, durante uma visita à cidade de Fortaleza, a produtora de elenco da Rede Globo, Malu Fontenelle, recebeu uma recomendação de entrevistar todo e qualquer ‘gaiato’ da cidade, mas em especial ‘um tal de Espanta’. O humorista, que residia no Bairro Cidade Satélite, em Natal, foi incentivado pela sua esposa a ir para a capital cearense participar do teste de elenco. E adivinha! O potiguar foi o único a ser escolhido.

Veja também: 12 anos de saudade; relembre as 7 melhores piadas do Espanta

Espanta assinou um contrato de dois anos com a Rede Globo, para atuar com o personagem Pudim de Cana na Escolinha do Professor Raimundo. Nessa mesma época estreava também na escolinha o humorista Nairon Barreto, com o personagem Zé Lezin – com certeza, se chegou até aqui, você conhece.

Professor Raimundo/Chico Anysio

Os dois tinham uma longa história nos palcos, chegando a fazer mais de 30 shows em parceria no Rio Grande do Norte. Mas o que para Espanta poderia ter se tornado algo bom, afinal, ter um amigo por perto é sempre maravilhoso, acabou se tornando um terrível pesadelo.

O Nairon fez uma proposta para o David que parecia uma oportunidade única: assinar um contrato com uma produtora para representar os dois nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, produtora essa que pertencia ao cunhado do Faustão. Quem iria negar uma proposta dessas? David Cunha assinou sem pensar duas vezes e estava decretando, naquele momento, o fim da sua carreira na Rede Globo.

Personagem Pudim de Cana, que consagrou o Espanta em todo o Brasil

Nas palavras do próprio Espanta “uma trama espantosamente maquiavélica” estava se iniciando. Nairon Barreto levou os papéis do contrato para o Chico Anísio, que também era empresário de uma grande produtora na época, e plantou a discórdia. O ‘professor Raimundo’ não pensou duas vezes e expulsou o humorista potiguar da escolinha. Espanta ainda relata que Zé Lezin fez críticas a ele após a sua saída da Rede Globo.

Desde então o Espanta nunca mais foi para a emissora, o que não foi empecilho para o sucesso do humorista. Alguns anos depois outras portas se abriram e ele se consagrou como o vencedor do II Festival de Piadas do Show do Tom, na Rede Record, conquistando o coração de todo o Brasil.

Elenco do Show do Tom com o personagem Pudim de Cana

É importante alertar que tudo que consta nessa matéria saiu da boca do próprio Espanta em entrevista ao programa Xeque Mate, que você pode assistir na íntegra clicando aqui. Não encontramos nenhum posicionamento do humorista Zé Lezin sobre o ocorrido, mas existe um documentário pós-morte do David Cunha em que o próprio Zé Lezin presta suas homenagens ao ex-amigo humorista.

Deixamos o espaço aberto para uma resposta/posicionamento do Nairon Barreto, caso queira.

Deixe um comentário
Continuar Lendo
Mateus Ângelo

Idealizador do TodoNatalense. Sou Designer Gráfico e Social Media desde 2013. Atualmente trabalho como diretor de comunicação no município de Ceará-Mirim.

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Curiosidade

Topo