10 momentos marcantes do futebol potiguar » Todo Natalense
Conecte-se conosco

10 momentos marcantes do futebol potiguar

Esporte

10 momentos marcantes do futebol potiguar

10 momentos marcantes do futebol potiguar

O futebol potiguar amarga um dos piores momentos de sua história. Clubes em séries C e D, primeira divisão do campeonato potiguar com apenas oito equipes e uma federação extremamente questionável. Mas nem sempre foi assim o nosso futebol, que já viveu seus momentos de glória e destaque no cenário nacional. Resolvemos listar alguns deles. Será que você lembra ou sabia de todos? Confira:

Baraúnas x Vasco

Em 2005 o Baraúnas (time de Mossoró) fez uma campanha incrível na Copa do Brasil,chegando às quartas de final, um resultado até então inédito para o futebol potiguar. O destaque foi o jogo das oitavas, contra o Vasco, em São Januário, quando a equipe de Mossoró, liderada pelo matador Cícero Ramalho, ganhou de 3 x 0 do tradicional clube carioca.

Expedição do ABC pela Europa

Em 1973 o ABC fez uma excursão internacional que durou incríveis 102 dias. O clube potiguar passou por nove países – Turquia, Grécia, Romênia, Iugoslávia, Tanzânia, Uganda, Somália e Etiópia. Foram 24 jogos, sete vitórias, 12 empates e cinco derrotas. O feito rendeu ao alvinegro um lugar no livro dos recordes, como a maior excursão que um clube de futebol já fez.

Elenco do ABC posando para foto em jogo na cidade de Kampala, em Uganda (Foto: João Telino/Acervo Pessoal)

América fatura a Copa do Nordeste

Em 1998 o América de Natal conquistou o título da Copa do Nordeste, ganhando do poderoso Vitória de Petkovic. Em pleno Machadão lotado, o alvirrubro potiguar bateu o clube bahiano por 3×1. Até hoje é considerado o principal título da história do clube.

Serie C do ABC em 2010

Em 2010, após ter ganho o jogo de ida por 1 x 0, o ABC empatava com o Ituiutaba (hoje Boa Esporte) e se sagrava Campeão Brasileiro da Série C, título que até hoje é considerado o maior da história do clube. O palco da vitória foi o Frasqueirão completamente lotado.

Acesso do América em 2006

Após subir para da Série C em 2005, o América superava as expectativas e chegava à última rodada da Série B com chances de acesso. A missão era quase impossível: enfrentar o líder e poderoso Atlético-MG em casa. E foi com gol de Max (até hoje no clube) no segundo tempo que o clube arrancou um empate e conseguiu o sonhado acesso à elite do futebol brasileiro.

ABC x Cruzeiro pela Copa do Brasil

A vitória do ABC sobre o poderoso Cruzeiro (Campeão Brasileiro) por 3×2 nas quartas de final da Copa do Brasil de 2014 ficará marcada para sempre na história do clube e do futebol potiguar. Por pouco o clube mineiro não perdeu a vaga às quartas de final. Só conseguiu passar porque jogou com o regulamento e a sorte, já que tinha ganho o primeiro jogo por 1 x 0.

América x Fluminense

Nem o mais otimista americano acreditava nesse milagre. Após perder de 3×0 na Arena das Dunas, o América de Natal foi ao Maracanã enfrentar o Fluminense e surpreendeu o Brasil. O clube foi pra cima e conseguiu conquistar a classificação fazendo incríveis 5×2 no tradicional clube carioca.

ABC x Boca Juniors

Em 2010 o ABC venceu o gigante Boca Juniros em jogo amistoso disputado no estádio Frasqueirão. Os dois gols foram marcados pelo atacante João Paulo, cria da casa.

ABC x  Santos

Em 1972 Natal parou para ver Pelé e Alberi. Foram mais de 50 mil pessoas presentes no estádio Machadão, o recorde da história do estádio. Naquela época, Pelé já era tricampeão mundial e representava muito para o Brasil. Os zagueiros do ABC relataram que tiveram medo de uma dividida “Imagina eu lesionar o Rei? Eu ia ficar com um peso na consciência”, disse Edson, ex-zagueiro do alvinegro.

Pelé e Alberi se cumprimentam antes da partida (Foto: Ribamar Cavalcante/ Acervo Pessoal)

América 2 x 1 Flamengo

Em jogo válido pela 1ª fase do Brasileirão de 98 o América venceu o Flamengo por 2×1. Esse jogo teve um grande significado, pois o Machadão estava lotado por nordestinos que torciam para o clube carioca. Todos se calaram e tiveram que se contentar, pois o futebol potiguar é gigante.

Esse texto tem como intenção relembrar alguns momentos de glória que o nosso futebol já viveu. Mesmo em meio às dificuldades que enfrentamos hoje, é preciso sonhar. Valorize o futebol potiguar, pois somente com apoio e nosso incentivo as coisas vão pra frente.

Viva os clubes de nossa terra! Viva o prazer de ir ao estádio torcer e vibrar por um clube que nos representa!

Deixe um comentário
Mateus Ângelo

Idealizador do TodoNatalense. Sou Designer Gráfico e Social Media desde 2013. Atualmente trabalho como diretor de comunicação no município de Ceará-Mirim.

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Esporte

Topo